Dicionário Papachibé – A Língua Paraense Vol. III

13 set

Dicionário Papachibé – A Língua Paraense Vol. III
Autor: Raymundo Mário Sobral

O jornalista Raymundo Mário Sobral vai lançar o volume 3 do Dicionário Papachibé nesta terça-feira (13), na sede social da Assembléia Paraense, numa noite de autógrafos. Este novo volume do livro da Língua Paraense reúne cerca de 300 verbetes inéditos, valendo dizer que cada verbete vem acompanhado de uma piada explicativa.
A capa do livro é de autoria do cartunista J. Bosco e o prefácio escrito pelo professor Meirevaldo Paiva. Após a noite de autógrafos, o livro estará à disposição dos leitores nos stands da Feira Pan-Amazônica do Livro e, posteriormente, nas principais livrarias de Belém.
O dicionário é um exemplo delicioso do jeito de falar paraense. Além de ser um registro da nossa cultura. Um livro para aprender e se divertir! Você sabe, por exemplo, o que quer dizer ‘Abrir o fora’, ‘Malacafento’ e ‘Xenxém’. As definições estão no novo livro de Sobral, mas você confere, em primeira mão, aqui no Portal ORM:
Abrir o fora – Uma velha expressão papachibé que era muito usada pelos mais antigos e que tem o mesmo significado de criticar, destratar, esculhambar com alguém.
EXEMPLO: O maridão chegou em casa altas horas da noite completamente mamado e a patroa que viu tudo, assim que amanhece o dia manda brasa no pilantra.
- Tu já começou a festejar o Ano Novo desde ontem, hein, cachorrão? Chegaste completamente bêbado!- Calma, meu anjo, não precisa ABRIR O FORA comigo, não. Eu cheguei bonzinho da silva.- Tu chegou foi muito coçado, ó porrista sem-vergonha!- Olha aqui, querida, eu tava tão sóbrio que fui à cozinha e fiz um refresco antes de me deitar.- Que refresco tu fez, palhaço?- Eu fiz uma limonada.- Limonada, é? E precisava espremer o canário???

Malacafento – No dialeto parauara o termo tem o mesmo significado de deplorável, abjeto, repulsivo.
EXEMPLO: O camarada adentra numa loja de móveis e solicita ao vendedor:
- Amigo, você teria por aí um guarda-roupa com uma porta a mais do que o habitual?O vendedor cheio de mesuras e gentilezas:- Captei, chefia, o senhor quer um guarda-roupa maior porque deve ter muita roupa para agasalhar, certo?- Nada disso, cara. É para aquele MALACAFENTO do Ricardão não amassar as minhas camisas!

Xenxém – No dialeto caboquês vem a ser algo muito ruim, de qualidade inferior, ordinário.
EXEMPLO: Casal de velhinhos está em suas cadeiras de balanço na varanda do asilo. De repente, a velhinha levanta-se e – crau! – sapeca um tabefe na cara do marido e volta para cadeira de balanço. O velhinho perplexo:- Égua, o que foi isso já, criatura?- Isso foi por conta de 35 anos de sexo XENXÉM, cachorrão!E os velhinhos continuam no doce balanço. Daí a pouquinho quem levanta é o marido que vai até a velhinha lhe aplica uma violenta bofetada e vocifera:- Isso, é por você saber a diferença!!!

Fonte: www.orm.com.br/livros/ – Jornal O Liberal – PA
E-mail enviado pelo amigo Luiz Carlos Marques
http://lcmarques.blogspot.com/

About these ads

3 Respostas para “Dicionário Papachibé – A Língua Paraense Vol. III”

  1. Marcelo Orlando setembro 13, 2005 às 4:00 am #

    De certa forma, já até dei um “presentinho” pra ele… um código de html… hehehe… valeu… abç…

  2. Marcelo Orlando setembro 13, 2005 às 4:01 am #

    digo, esse “ele” é o Ozéas… meu quase milésimo visitante…

  3. sérgio Martins Pandolfo agosto 4, 2009 às 3:11 am #

    Ufa! Que bom ver nosso gentílico grafado corretamente: PARAUARA, em vez do espúrio paraOara, que de uns tempos a esta feita tem sido a basto utilizado por mídias várias.
    Ora graças.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: