O Menino e O Presidente

O Menino e O Presidente (Mini Conto)

*Edmar Almeida Bernardes

Não basta ao jornalista ser bom no que faz, também é preciso uma dose de sorte. As melhores coberturas jornalísticas acontecem em circunstâncias inusitadas, em que os ingredientes que dão o sabor à notícia fazem a diferença.
Certa vez, um velho jornalista contou uma desses casos em que a sorte torna-se preponderante na carreira jornalística.
“Eu estava de férias em Lisboa quando estourou a revolução. Tudo ocorreu abruptamente. De repente as ruas foram invadidas pelos militares. Pessoas eram presas. Bombas explodiam por todos os lados. Da janela do hotel registrei os acontecimentos com uma pequena câmera fotográfica. Depois escrevi uma seqüência de matérias acompanhadas de fotografias. Minhas fotos correram o mundo, publicadas nas primeiras páginas dos jornais. Nem um outro companheiro teve a oportunidade de cobrir o início deste acontecimento histórico”, contou o jornalista.
Quando o presidente Lula visitou o interior de Pernambuco, depois de seu primeiro ano de governo, fui para Caruaru(PE) para fazer uma matéria sobre a viagem presidencial, focada no Semi-Árido do Nordeste, onde nasceu o presidente. Leia mais no site da Fenapef

Do Abismo ao Infinito

“Do Abismo ao Infinito” é um dos lançamentos da Editora Garapuvu e o primeiro livro de Edmar Bernardes. Na obra, o escritor conta a história de João, que aos 9 anos perde mãe e, de carona com um caminhoneiro, foge da seca no Nordeste para vir para Santa Catarina em busca dos familiares. Em Florianópolis, João conhece o submundo do crime, testemunha o tráfico de drogas e, de uma hora para outra, cai nas ruas da cidade onde se torna um catador de papelão.

Seguindo os ensinamentos de uma professora nordestina que o prepara para a vida, abrindo-lhe o universo do conhecimento, ele conserva o seu caráter nobre. Conquista a simpatia das pessoas e encontra, em Florianópolis, a chance de recomeçar. Parte do dinheiro arrecadado com a venda do livro será destinada para a manutenção deste portal.

* Edmar Almeida Bernardes nasceu em 24 de outubro de 1953, em Itapagé, no Ceará. Cursou a Academia Nacional de Polícia (Brasília), em 1975, e se tornou Agente da Polícia Federal. O autor é graduado em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas/Paraná. Formou-se em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Edmar também é co-autor do livro “Simples Prazeres – Crônicas Universitárias 3”, também publicado em 2002.

Saiba mais sobre o livro e o autor no site Semi Arido

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s