Semana do Escritor deve ser repetida em 2006

Semana do Escritor deve ser repetida em 2006
Considerada um sucesso, Semana do Escritor deve ser repetida em 2006

1ª Semana do Escritor em Sorocaba, realizada de 26 a 31 de julho, na Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), colocou Sorocaba no mapa nacional da literatura e, se depender dos organizadores, será um evento fixo do calendário sorocabano. Nem bem concluiu o evento, o editor Douglas Lara, organizador e idealizador da Semana, começou a receber contatos de escritores interessados em lançar livros durante a Semana de 2006 – que, em princípio, já está agendada para o mesmo período de julho. “Houve três lançamentos nacionais durante a 1ª Semana do Escritor, todos com excelente repercussão, e nossa intenção é ter um lançamento por noite para o próximo ano”, informa Douglas.

Realizada com apoio da Fundec, a 1ª Semana do Escritor ofereceu mais de cem títulos de cerca de noventa autores, além de lançamentos e best-sellers das editoras Vozes, Ottoni e Planeta. Nos seis dias, além da exposição e venda de livros, houve palestras, mesas-redondas, apresentações artísticas e sessões de autógrafos com autores locais. No total, 46 autores estiveram na Fundec uma ou mais vezes durante a semana, para autografar seus trabalhos e conversar com os leitores.

Os livros “Sem medo da anestesia” (Maria do Patrocínio S. Maia Lopes), “Sem apagar a luz” (José Maria dos Santos) e “Roda Mundo 2005” (antologia organizada por Douglas Lara) foram lançados durante o evento, reunindo grandes públicos em suas noites de autógrafos.

Outro fato que chamou a atenção foi a presença do brasileiro Guilem Rodrigues da Silva, exilado na Suécia desde 1966. Ele esteve presente na quinta-feira, 28/7, autografando a antologia “Roda Mundo 2005” e seu livro de poemas “Saudade de uma canção desesperada”. Já no domingo, último dia do evento, a Semana recebeu o poeta português residente em Paris Fernando Oliveira, que veio para a Flip (Feira Literária de Paraty) e, já no Brasil, ficou sabendo do encontro de Sorocaba. Fernando apresentou seu trabalho poético – no estilo que ele intitula “poéfilos” – e conversou com os autores locais sobre produção literária e trabalho criativo.

A Semana teve ainda apresentações de vídeo, palestras, shows musicais e uma emocionante participação do Grupo de Estudos Literários, que promoveu um recital de poemas no encerramento das atividades, domingo à tarde. Ao lado de tudo isso, o público foi recebido diariamente com um “vinho literário”, patrocinado pelos organizadores como forma de estimular a convivência e o bate-papo.

A 1ª Semana do Escritor foi um evento inovador, à medida em que todas as despesas foram pagas pelos próprios participantes, de maneira cooperativada. A Fundec cedeu o espaço, equipamentos e toda a estrutura de atendimento. Com um investimento de R$ 100 por título exposto, os autores juntaram recursos suficientes para montar a exposição, pagar impressos, assessoria de imprensa, site na internet, envio de convites e um coquetel por noite, entre outras despesas. Essa independência financeira os dispensou de correr atrás de patrocinadores, e é a principal garantia de que o evento poderá ser realizado todos os anos, independente da situação econômica das empresas.

Para o editor Douglas Lara, a 1ª Semana do Escritor em Sorocaba foi um sucesso total. “Tivemos uma primeira e rica experiência, a partir da qual iremos projetar um evento ainda mais dinâmico e atraente para 2006. Mas, em linhas gerais, podemos dizer que acertamos em cheio.

Recebi e continuo recebendo elogios de pessoas que viram, nesta iniciativa, o passo que faltava para colocar os autores locais em contato com o seu público. Ao mesmo tempo, os escritores todos, unidos, conseguiram estabelecer na cidade um evento literário de projeção nacional, que deverá atrair cada vez mais autores e visitantes”, conclui o organizador.

Os escritores que quiserem trocar idéias com Douglas Lara sobre o evento do próximo ano podem contatar o editor pelo e-mail douglara@uol.com.br ou telefone (15) 3227-2305.

Semana do escritor – fotos
http://www.bymarianadomitila.com/sororkut/se/se.htm

Fonte:Douglas Lara
douglara@uol.com.br
Acontece em Sorocaba
http://www.sorocaba.com.br/acontece
Telefone (15) 3227-2305

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s