Projeto Músico do Brasil

Projeto Músico do Brasil

“A música popular constituirá a maior e melhor contribuição brasileira ao mundo no século 21… É moderna, competitiva, refinada e bem estruturada. Cada vez mais reconhecida no exterior como “música brasileira”… Seu índice de credibilidade cresce continuamente desde o final dos anos sessenta … a música brasileira terá sucesso se desprovida de características exóticas ou folclóricas, sendo simplesmente “cool” e sofisticada … “
[Pesquisa Cara Brasileira / S3 Studium Domenico de Masi, 2002]

A música instrumental popular tem duas constelações que se destacam das demais: o jazz e a música brasileira. Com suas muitas semelhanças e diferenças, essas duas correntes da criação artística seguem produzindo obras de beleza indescritível.
Enquanto o jazz movimenta uma indústria global, a música brasileira vive o paradoxo de ter prestígio e não ter espaço.
O objetivo do Projeto Músico do Brasil é fazer com que mais gente, muito mais gente, aqui e lá fora, conheça, toque e ouça a nossa música. E que os músicos e compositores que a produzem encontrem público, reconhecimento e recompensa.
Isso só se consegue com planejamento criativo e execução impecável. De nada adiantam reivindicações, subsídios, eventos ou prêmios se as estruturas básicas não forem construídas para que, por exemplo, um jovem encantado com uma composição de Egberto Gismonti consiga uma partitura para entendê-la e executá-la. Se quiser, terá ao alcance da mão qualquer partitura de jazz que possa imaginar.
Se desejar estudar o estilo de um músico, ele não terá dificuldades para encontrar sites que dissecam a técnica dos mestres do jazz e do blues. Se quiser reproduzir solos e introduções, achará uma fartura de livros, ou análises na Internet.
Se buscar fotografias, biografias, entrevistas, discografias, fóruns de discussão, agendas de apresentações, CDs, transcrições, instrução, haverá sempre muito entre o que escolher.
Aqui, apesar de alguns progressos nos últimos anos, esta estrutura não existe. E não será construída nem pelas vias normais do mercado, nem pela ação governamental.
Por outro lado, somos 65 milhões de brasileiros entre 16 e 35 anos. Se apenas 1% deles desenvolverem o gosto pela nossa música instrumental, assistirem a uma apresentação por mês, comprarem um CD a cada dois meses, criaremos uma revolução através do som. Um mercado novo, de R$500 milhões de reais / ano, surgirá praticamente do nada.

O Projeto Músico do Brasil vai atuar em 4 dimensões:

Criação de serviços que facilitem a vida dos músicos, sem qualquer custo, como por exemplo:- e-mail gratuito [nome do músico]@musicodobrasil.com.br
– Cartão de Afinidade com descontos significativos em passagens aéreas, hospedagem, comunicação, entre outros
– programas de entrevistas musicais distribuídos para rádios de todo o Brasil e do mundo, destacando um músico, compositor ou estilo em cada programa
– orientações para a elaboração de projetos incentivados

Uso criativo da Internet como ponto de encontro, informação e distribuição:
– eventos e exposições virtuais
– discussões de conteúdo musical
– divulgação de acervos de som e vídeo cedidos pelos músicos
– venda de métodos e outras publicações editadas pelos autores
– construção colaborativa de uma enciclopédia musical (não-biográfica) brasileira
– recursos de pesquisa

Lançamento de uma incubadora de empreendimentos musicais , com infraestrutura profissional de apoio, voltada para universitários de todo o país, nas áreas de:

– mídia
– editorial
– comercial
– projetos

Articulação de uma rede de “embaixadores” da música instrumental brasileira em todo o mundo, apoiada em pessoas que hoje, por conta própria e paixão pela nossa música, são formadoras de opinião em seus países. Através dessa rede, estaremos estimulando ordenadamente a realização de eventos e a exportação de nossosprodutos musicais.

Nossos Valores:
– criar novos espaços X dividir espaços atuais
– jogar com nossas forças X entrar nos jogos dos outros
– “descobrir” o Brasil por inteiro
– gerar riqueza através da cultura
– colaborar com inteligência (redes de compromisso X cadeias de valor)
– cultivar o empreendedorismo, mas sem demagogia
– (con)viver com leveza, mas sem perder a seriedade
– subordinar o lucro à ética e à responsabilidade social

O Projeto Músico do Brasil conta com a participação de importantes universidades, empresas e geradores de conteúdo, conscientes de que é necessário e possível construir um modelo de negócio brasileiro, competitivo sem ser destrutivo, que tenha em nossa cultura um veículo limpo de riqueza.

Para se integrar ao Projeto ou se informar sobre ele:
– envie e-mail para imprensa@musicodobrasil.com.br (use o mesmo e-mail para aceitar o recebimento destes boletins. Os próximos boletins serão enviados em arquivo pdf)
– acesse http://www.musicodobrasil.com.br
– visite a comunidade Projeto Músico do Brasil, no Orkut

Fonte: Luciano Sá
Jornalista

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