Ex-morador de rua é aprovado no exame da OAB

SÃO PAULO – O ex-morador de rua Airton da Costa foi um dos poucos bacharéis de Direito aprovados no exame da seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil – só 6,6% dos candidatos foram admitidos.

Costa passou toda a sua infância trabalhando em depósito de lixo e catando papelão. Depois, trabalhou capinando quintais e fazendo limpeza em residências, informa o site Consultor Jurídico.

Ele conseguiu se formar em Direito em 2004 em uma faculdade em Diadema, aos 40 anos de idade. Costa fez também o curso de torneiro mecânico, aos 16 anos, no Senai de Araçatuba (SP). Com essa formação, voltou à região do ABC nos anos 80. Leia mais no site OI Notícias.

Nota Por Elaine Paiva.

Bacana né gente. Quando a pessoa quer ela consegue. Nao desistam de seus sonhos nunca.

Atenção a uma informação do texto:

Como o exame da OAB tem registrado sucessivos recordes de reprovação em todo o país, a entidade decidiu alterar a estrutura da prova.

Desde o exame aplicado em maio em São Paulo, são cinco horas e não mais quatro horas para fazer a primeira fase. Na segunda fase, a peça profissional perdeu força. Mesmo assim, o desempenho dos bacharéis não melhorou. De 11,4% de aprovação no penúltimo exame em São Paulo, a taxa caiu para 6,6%.

EP: Pois é, por estes e outros motivos que vemos aberrações dos jovens doutores na justiça.
Os estudantes e as faculdades se preocuapam com o diploma, mas não com a seriedade da profissão. O Direito, é uma das carreiras mais bonitas quando levada a sério. Um bom advogado gasta no mínimo, entre faculdade, doutorado e cursos, em torno de 15 mim reais para se aperfeicoar. É um investimento caro, mas quando há seriedade, dedicação e amor a profissão, vale a pena!

Sucesso ao Airton da Costa!

Sds…

4 comments

  1. Olá Elaine:

    Pois…mas o mais grave é que desses advogados de “tubo de ensaio” vão sair os políticos do amanhâ.

    O facilitismo sempre levou á incompetência e ao oportunismo que por sua vez levam á corrupção.
    Pelo “andamento da carruagem” não vislumbro aí nada de bom para o futuro do Brasil.

    Parabéns, no entanto, ao Airton da Costa.

    Um beijo,

    PS: Novo artigo no EG a merecer o teu prezado comentário.

  2. palusos para quem conseguiu superar as difildades…Assobios para quem mantem uma estrutura que poucos resultados dá. Importa, no entanto, a nosso ver, incrementar a exigência e valorizar os desempenhos superiores…
    Abraço de Portugal.

  3. Elaine, boa noite.

    Não sei porque este país tende a privilegiar a mediocridade. Este exemplo da OAB é paradigmático: se os recém formados não conseguem vencer o exame, por mal formados que são, então vamos adequar o exame à baixa qualidade da formação que receberam.
    É assim que se submerge um país na mediocridade.
    Triste, muito triste.

    Beijos
    P.S. O poema é perfeito, já os homens….

  4. Oi Elaine,

    Parabéns pela entrevista!

    Esse seu comentário é realmente verdadeiro. Só para dar um exemplo, a faculdade de direito exige que o aluno cumpra carga-horária em atividades complementares, assistir audiências, palestras, congressos… Lembro-me quando eu ai assistir audiência, nunca levava meus documentos, pois estava me lixando em cumprir tais regras de carga-horária, o que me interessava era simplesmente aprender… cada audiência era um caso novo, interessante… vibrava, discutia com os colegas quando não concordava com alguma decisão. Enfim, curtia em aprender. Enquanto presenciava colegas que apenas colocava o nome das partes no papel e fazia um pobre relatório, muitas vezes, sem entender do que se tratava.

    Tudo bem que no final da faculdade foi um desespero para conseguir as tais horas complementares… Mas deu tudo certo.

    Grande Beijo.

    Paola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s