ESPORTES – RUGBY

Recentemente, acompanhando algumas informações sobre o Raguebi de Portugal no Mundial de Rugby na França,  resolvi conhecer e compartilhar com os internautas um pouco sobre o esporte.

O QUE É RUGBY?

Jogado em mais de 120 países, o Rugby é o esporte preferido de Ingleses, Australianos e Neozolandeses, aqui no Brasil é jogado em estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Brasilia e Santa Catarina, além de novos clubes que estão sendo criados a cada dia.  

Simples, o Rugby é jogado com as mão e com os pés, onde uma bola oval deve ser posta no “in goal” (Uma área demarcada que fica logo após a linha do final do campo) adversário. A bola, pode ser passada para trás com as mãos e pode ser chutada para frente ou para trás. No campo há dois times de 15 jogadores. Não há goleiros, todos são jogadores de linha, todos defendem e todos atacam.  

Muitas pessoas veem o Rugby como um esporte bruto, por haver contato físico, mas o Rugby definitivamente não é violento e sim extremamente competitivo, onde a inteligência, o pensamento rápido e disposição são fundamentais para um jogador.  

Por haver uma grande quantidade de movimentos o Rugby é, assim como a natação, um dos poucos esportes que chega a desenvolver todos os músculos do corpo através da infinidade de movimentos executados em uma partida. A perda de calorias estimada no Rugby (para uma pessoa de 75Kg) chega a 510Kcal por 40 minutos de jogo.  

Para se jogar rugby, não é necessário um tipo físico específico, pois há posições para pessoas baixas, altas, gordas e magras, sendo bem aproveitado cada tipo físico, ou seja, você irá jogar Rugby, independente de sua forma física.

Algumas informações Técnicas: 

oq-conversao.jpg  CONVERSÃO: Após o time marcar um Try, ele tem por direito à 2 pontos extras. 

 passada.jpg  PASSES: Os passes são executados sempre para trás ou na mesma linha.

 allblacks_rwc2003_foto.jpg  TRY: Ao passar pela linha de fundo do campo, o jogador tem que apoiar a bola no In-Gaol. 

 oq-lineout.jpg   LINE-OUT: No Rugby todas as bolas são disputadas. O lateral é cobrado arremeçando a bola entre as duas equipes.

 oq-kick.jpg  DROP: O Drop-Goal ocorre quando um jogador pinga a bola no chão e a chuta sobre o H. O time recebe 3 Pontos se a bola passar.

 tackle.jpg   TACKLE: Forma utilizada para parar o ataque. O defensor choca com o ombro no adversário e abraça as pernas para derrubá-lo. 

Fonte: Jequitibá Rugby Clube Campinas 

Notícias Importantes:  Segundo informa o site da Associação Brasileira, atletas do esporte  Rugby no Brasil foram convidados para carregar a tocha do Pan 2007, eis os atletas:

– Ricardo Zimmermann (Ratão), Desterro (em Florianópolis), Valter Sugarawa da Silva Jr. (Japinha), SPAC (em Santos), Jean Marc Volland (Jean), São Carlos (em Campinas), Pedro Zimmer Matallo, Jequitibá (em Campinas), Beatriz Futuro (Baby), Niterói (em Búzios), Maria Mikalea Pitta (Mika), Niterói (em Niterói).

E ainda que, o Rugby foi incluído no Panamericano de Guadalajara 2011. 

Espero que os atletas consigam patrocínio para representar nosso país e não fiquem na mesma situação que nossas jogadoras brasileiras de futebol. 

Sites e Federações:

Associação Brasileira de Rugby 

Rio RUGBY F.C  

Para ver outros estados que praticam o Rugby no Brasil clique aqui

4 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s