ESPAÇO ARAGON: CASAMENTO VERDE

Espaço Aaragon: Casamento Verde

Como planejar uma celebração ecologicamente correta

O casamento representa a formação de uma nova família, em que pais conscientes se preocupam em contribuir para o futuro dos filhos que virão da união. Ao apoiar produtos e serviços verdes, na realização de um casamento, os noivos dão um exemplo de sustentabilidade e fazem um alerta para seus convidados, já que um casamento ecologicamente correto tem como preocupação a possibilidade de um colapso ambiental, e prega a necessidade de adquirir hábitos de consumo conscientes.  O Casamento Verde, ecologicamente correto reflete a preocupação dos noivos com o meio ambiente e tem como objetivo levar essa consciência para a cerimônia de casamento e é o que o Espaço Aragon, em São Paulo, a 25 minutos da Av. Faria Lima, na Granja Viana, está fazendo.

“Saber que sua festa não impactará negativamente no planeta e não terá desperdícios e excessos é o que vale nos dias de hoje e há várias maneiras de minimizar o impacto ambiental dos casamentos, sem comprometer a beleza e a alegria do evento”, explica Alain Pierre Berjeaut, proprietário do Espaço Aragon e entusiasta do conceito. Segundo ele, alguns detalhes como oferecer um cardápio orgânico ou deixar de imprimir fotos para álbuns mirabolantes, mantendo tudo digital ou ainda escolher lembrancinhas que são mudinhas plantadas, com tags de orientação eco funcionais, por exemplo, são decisões que podem interferir positivamente no meio ambiente. O empresário cita um livro adquirido recentemente em uma viagem aos EUA, com o título “Green Wedding, Planning your Eco-Frendly celebration”, da autora Mireya Navarro, correspondente do New York Times, que oferece valiosas dicas de como utilizar convites feitos com papel reciclado ou criar seu próprio convite, como ensina o site Invite Site.

O Espaço Aragon está se tornando uma referência neste tipo de celebração ecologicamente correta, tanto para os casais com estilo ambientalista, como para aqueles mais desencanados. O local tem todas as características necessárias para contribuir para a sustentabilidade do planeta, desde lixeiras para divisão do lixo reciclado até a possibilidade de realização da cerimônia e da festa no mesmo local, o que demanda baixa emissão de carbono, sendo necessários menos deslocamentos em carros. Outro diferencial são os serviços verdes, todos concentrados em um só local, com fornecimento de som, luz, decoração e assessoria de casamento, o que economiza em logística e conseqüentemente no impacto ambiental, além das parcerias com fornecedores verdes como buffets e floriculturas orgânicas.

Localizado em um cenário único, com muita natureza e inspirado nos jardins medievais da região da França, o Aragon possui características importantes para um Casamento Verde. Realizar a cerimônia ao ar livre, com a luz do sol e elementos naturais, contribui também para elevar a consciência ecológica da cerimônia, uma vez que economiza energia elétrica e tudo o que pode vir a gerar desconforto para a natureza, é o que explica o decorador do Aragon, Márcio Silva. “A escolha do horário da cerimônia é muito importante. Quando o casamento tem início à luz do dia, o uso de energia cai em 60%, economia que equivale ao consumo de 5 famílias.

Aquecedores a gás, em noites frias e utilização de spots de LED, uma tecnologia econômica e sustentável, para aqueles que não abrem mão de uma festa à noite, também são dicas imprescindíveis, segundo Marcio. “Nos casamentos diurnos, podemos usar folhas secas, como o plátano, no lugar de toalhas, que demandam sabão e máquinas de lavar, o que consome energia elétrica e produtos químicos, e a noite, velas recicladas que não produzem lixo tóxico de parafina, derivado do petróleo”, ensina o decorador.

 “É preciso achar um equilíbrio entre as escolhas verdes do casamento e o que é pessoalmente importante para os noivos”, sugere Alain Pierre. “Quando o casal decide realizar um Casamento Verde, é possível que haja vários níveis de comprometimento com o conceito da sustentabilidade do planeta, sem abrir mão de detalhes tradicionais importantes para cada família. Contanto que haja algum engajamento, já é um bom começo”, finaliza Alain Pierre.

História do Espaço Aragon – O Reino de Aragon

Localizado na Granja Viaja, em São Paulo, a 25 minutos da Av. Faria Lima, o Espaço Aragon oferece completa infra-estrutura para os mais sofisticados eventos e casamentos, desde a assessoria para a escolha de fornecedores, decoração da cerimônia e recepção,  cerimonial e todos os detalhes para fazer de um sonho realidade. A inspiração do nome Aragon veio da região onde hoje é a fronteira entre França e Espanha, a leste do País Basco e aos pés da cordilheira do Pirineus, onde o reino de Aragon prosperava sob o governo de seu Rei, Fernando de Aragon. O francês Guy Pierre Berjeaut, pai de Alain Pierre, herdeiro do Espaço Aragon, nasceu em Bordeaux em 1920, e viveu até seus 30 anos em Toulouse, a menos de 100 km da fronteira entre França e Espanha, local do antigo reino de Aragon, cujas paisagens marcam para sempre quem as conhece. Oficial da resistência francesa, durante a segunda grande guerra, veio ao Brasil em busca de um novo país, longe dos resquícios da guerra e da destruição. No Brasil se estabeleceu e fez fortuna atuando na área de cosmética e beleza, e em 1970 começou a perseguir seu mais ambicioso sonho: ver no país que adotou, as paisagens de sua terra natal. A realização deste sonho é uma espetacular estrutura que hoje é o Espaço Aragon.

Alain Pierre Berjeaut transformou o Castelo Aragon, em 2001, num espaço de eventos sofisticado e exclusivo.  Alain Pierre estudou no Hotel Institute Montreux, na Suíça e é membro fundador da Confraria Internacional de Amigos da Hotelaria, Gastronomia e Turismo, um grupo de Chefs que após se formarem juntos, agora estão espalhados pelos melhores hotéis e restaurantes do mundo.

Informações Espaço Aragon
Tel. (11) 4702-2010 www.aragonsp.com.br  aragonsp@aragonsp.com.br  

Siga o Aragon no Twitter @espacoaragon ( http://twitter.com/espacoaragon) e no facebook www.facebook.com/espaco.aragon

Fonte: SPOKE Relações Públicas por Andréia Wingeter
www.spoke.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s