Liao Yiwu: Autor perseguido na China lança livro no Brasil

Ele é considerado um dos autores mais importantes da atualidade, mas teve de pagar um preço alto por isso. Seu poema épico “Massacre”, composto em 1989 em condenação à sangrenta repressão do governo na Praça da Paz Celestial, o levou a quatro anos de prisão. Seu livro “The Corpse Walker: Real Life Stories, China from the Bottom Up”, de 2008, que narra a vida dos marginalizados da sociedade comunista, permanece proibido lá. Agora, longe do governo totalitário da China, ele lança “Deus é vermelho”, que chega às livrarias de todo o país pela editora brasileira Mundo Cristão.

Neste livro-documentário o leitor vai entender porque este jornalista defende os cristãos chineses, sem mesmo ser religioso. Quando Liao Yiwu visitou pela primeira vez uma vibrante comunidade cristã na China, pouco sabia sobre o cristianismo, já que havia sido ensinado que a religião era o Mal, e que aqueles que acreditavam nela foram iludidos. Conhecendo a trajetória e a maneira como vivem estas pessoas, Liao reafirma o seu compromisso com a liberdade de expressão.

Deus é vermelho é um verdadeiro tributo aos valentes religiosos da China. Uma obra surpreendente, que reúne entrevistas reveladoras e histórias de cristãos corajosos, homens que lutam para manter acesa a chama da fé. São casos como o da freira de 100 anos que apesar dos espancamentos, fomes e décadas de trabalho pesado, ainda luta para retomar o terreno da igreja confiscado pelo governo. E do médico dr. Sun (apenas o nome da família para evitar a atenção das autoridades chinesas) que abandonou seu grande cargo como administrador no hospital da Faculdade de Medicina de Suzhou, perto de Xangai; e do vice-reitor desta instituição para tratar gratuitamente os moradores da província de Yunnan.

“Em 2009, o Dr. Sun atraiu a atenção dos oficiais do governo que o acusaram de nutrir ‘motivos ocultos’ ao tratar de pobres de graça e, posteriormente, proibiram suas missões médicas. Entretanto, após Liao publicar a história num site chinês no exterior, o dr. Sun recebeu um convite de uma igreja chinesa nos Estados Unidos para conversar sobre o seu trabalho. Ele foi aos EUA em 2009, mas não obteve permissão para regressar à China. Hoje, reside na Califórnia, tentando aprimorar seu inglês e buscando oportunidades missionárias na África”

O centro de estudos World Christian Database estima a existência de 70 milhões de cristãos no país, ou 5% da população total. Numa sociedade abertamente ateia, o cristianismo é a maior religião formal da China.

Nos EUA, esta obra foi lançada em setembro pela Harper Collins, um dos maiores grupos editoriais do mundo, que já publicou livros de grandes personalidades internacionais, como o músico Steven Tyler, da banda Aerosmith.

Sobre o autor: Liao Yiwu é um autor chinês, repórter, músico e poeta. Ele é um crítico do regime chinês, motivo a qual foi preso. A maioria de seus textos é proibida na China. Liao é o autor do livro “The Corpse Walker: Real Life Stories, China from the Bottom Up”.

Repressão em números:

O Massacre da Praça da Paz Celestial ou Massacre da Praça de Tiananmen. O episódio que aconteceu em 1989 ficou conhecido depois que o exército chinês reprimiu violentamente um protesto em massa por liberdade e democracia, deixando um saldo de 3,6 mil mortos e 60 mil feridos.

Em 1896, um hospital cristão, que hoje é o Hospital do Povo de Chengdu nº 2, foi atacado por moradores que afirmavam que os médicos haviam atraído crianças ingênuas ao hospital com doces e, em seguida, mataram-nas, socaram seus corpos em frascos de conserva, e comeram a carne.

Por volta de 1955, mais de vinte mil cristãos foram assassinados pelo governo, e mais mil igrejas foram incendiadas. Dezenas de milhares de cristãos foram detidos. Milhares e milhares foram executados sob a acusação de pertencerem a seitas.

Ficha técnica
ISBN: 978-85-7325-686-4
Código de barras: 9788573256864
Páginas: 240
Tamanho: 16×23
Categoria: Cristianismo e sociedade

Fonte: Lilian Comunica – Assessoria de imprensa

Deixe um comentário